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Não podemos negar que nos últimos anos as pessoas estão muito mais esclarecidas sobre intolerância alimentar. E segundo o portal Saúde Business, o número pode chegar a 40% da população brasileira com algum tipo de intolerância.
Isso significa que ignorar esse público pode fazer com que o seu restaurante fature (bem) menos do que poderia.
Por isso, nós da BRCP separamos algumas dicas para atrair essa clientela. Confira:
Descubra quais são as principais intolerâncias
Sabemos que as principais intolerâncias são ao glúten e à lactose, mas também existem intolerâncias à sacarose, ao milho, à levedura, à castanha etc. E que além da intolerância, há também o grupo de alérgicos.
Saber quais são as principais alergias e intolerâncias do seu público é o primeiro passo para entender quais são as necessidades deste grupo e traçar uma estratégia.
E para descobrir, a melhor maneira é fazendo uma pesquisa!
Você pode criar um formulário no Google Forms e encorajar seus clientes a responderem. Assim, além de descobrir as informações necessárias, ainda irá receber os dados do contato para avisá-lo em primeira mão sobre todas as novidades do restaurante.
Ofereça opções para este grupo
Com a pesquisa em mãos, será mais fácil desenvolver novas opções para este grupo. Afinal, não adianta criar várias receitas para os intolerantes ao glúten, se a maioria possui intolerância à lactose, por exemplo.
Em algumas situações será necessário a criação de novas receitas. Em outras, a troca de ingredientes pela versão sem o item que causa a intolerância já será suficiente.
E dependendo do tipo de negócio, a escolha do ingrediente pode ficar em aberto, como por exemplo nas cafeterias, onde o cliente pode escolher o tipo de leite no momento do pedido.
Independente da escolha que se encaixar melhor para o seu estabelecimento, as opções precisam estar alinhados ao contexto do restaurante e ao tipo de refeição oferecida.
Liste os ingredientes e treine os funcionários
Intolerância e alergia alimentar não são frescuras e pode levar à morte! Por isso, saber exatamente o que vai no prato escolhido é extremamente importante, principalmente para quem as possui em um grau mais severo.
Treinar os funcionários para responder as principais dúvidas também é essencial, pois nada dá mais medo do um atendente que não consegue responder uma dúvida a um alérgico ou intolerante.
Se possível, crie ícones que mostram que o prato é livre de glúten, lactose, nozes, etc.
Comunique!
Um grande erro de diversos restaurantes é não levar em conta o grande número de pessoas com alergias ou intolerâncias que frequentam ou podem frequentar o restaurante.
Por isso, faça campanhas em suas redes sociais, peça aos funcionários para falarem sobre a seção no cardápio para este público e use e abuse dos elementos visuais para comunicar!
Os alérgicos e intolerantes alimentares certamente agradecerão, indicarão e voltarão ao seu estabelecimento.
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