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Comer fora de casa ou pedir comida por delivery está cada dia mais comum no Brasil, principalmente nos grandes centros urbanos. E para dar conta de atender tantas pessoas, o número de estabelecimentos só aumenta! Além disso, os aplicativos de pedidos e as dark kitchens ajudaram a potencializar esse crescimento, aumentando também a concorrência.
E a pergunta que muitos chefs e donos de estabelecimentos fazem é: como se destacar perante os concorrentes?
Preparamos aqui algumas dicas importantes. Confira:
ESTUDE TUDO!
Um dos maiores erros que o setor comete é deixar de estudar alguns pontos chaves para determinar a melhor estratégia de venda.
A começar pela localização. Estar em um ponto visível e próximo ao seu público é fundamental para os restaurantes que recebem seus clientes. Por outro lado, as cozinhas que atuam somente com entregas conseguem se estabelecer bem em localizações menos privilegiadas e, consequentemente, com locações mais em conta. Essa economia é boa para a empresa e bom para o cliente!
CONHEÇA O SEU PÚBLICO
É fundamental conhecer o seu público e alinhar a proposta do restaurante a este público. Seja na escolha do menu, na decoração, no tipo de atendimento e até mesmo nos valores praticados.
Faça pesquisas para entender o que o seu público espera do seu restaurante e trabalhe em melhorias contínuas para manter o mesmo padrão de qualidade ou melhorá-lo.
CRIE PROCESSOS
Às vezes chega a ser até constrangedor para o cliente visitar um restaurante cujo processos são problemáticos ou inexistentes.
Porções que não seguem um tamanho padronizado, bebidas que chegam depois das comidas, pratos de uma única mesa que chegam com um intervalo muito grande entre eles, atendimento que claramente não passou por treinamento, garçons que nunca experimentaram a comida da casa para opinar ou sugerir, enfim, há uma gama de processos que são essenciais para o bom funcionamento de um restaurante e que muitas vezes são negligenciados por seus gestores.
Por isso, ter processos que não apenas deixa o cliente mais confortável, mas que também proporcione maior agilidade na cozinha e economia de recursos é um dos pontos altos para ter destaque entre a clientela e perante a concorrência.
PLANEJA-SE!
Em praticamente todos os meses há um feriado ou uma celebração que pode ser incorporado na estratégia de divulgação do restaurante.
Por isso, não perca a oportunidade e use isso a seu favor! As pessoas gostam e se atraem por novidades, então, por que não se aproveitar delas?
Estude constantemente o seu negócio e escute o que os seus clientes querem. Normalmente, os comentários que eles deixam nas redes sociais são riquíssimos em informações e isso pode fazer toda a diferença entre o seu restaurante e o restaurante da concorrência.
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