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Não importa qual público o seu restaurante atende. Manter um padrão de qualidade é extremamente importante fidelizar clientes e atrair novos clientes.
Muitas pessoas acreditam que o padrão de qualidade estrá atrelado apenas à qualidade do alimento, mas a verdade é que vai muito além. Confira:
A primeira impressão é a que fica
E o cliente costuma mensurar a qualidade do local já no atendimento. Por isso, não hesite em treinar seus funcionários e motivá-los a serem sempre codiais, educados e que conhecem bem o restaurante que estão trabalhando.
Perguntar sobre um prato para o garçom e ouvir dele que nunca nem experimentou deixa qualquer cliente ressabiado sobre a qualidade da comida ou sobre a relação empregado X empregador.
O Padrão de Qualidade está nos detalhes
Louças lascada, suja ou manchada, facas que não cortam direito… isso tudo faz parte da experiência do cliente e quando ele se depara com essas situações, ele tem a sensação de que se não há zelo com esses detalhes, logo, a comida também pode estar sendo preparado de qualquer jeito.
Por isso, analise esses detalhes frequentemente e retire de circulação itens que estejam quebrados ou deteriorados.
O banheiro também fala
Há um ditado que diz que se você quiser saber se uma cozinha profissional é limpa ou não, dê uma espiada nos banheiros. Isso porque muitas pessoas associam que se a empresa não está preocupada em manter um local que o cliente frequenta limpa, imagina a cozinha que ele não terá acesso!
Isso não é uma verdade absoluta, mas também não é nenhuma mentira. Então, o ideal é manter um cronograma de limpeza do salão e sanitários durante o expediente para que o cliente perceba que esses locais são limpos e higienizados com frequência.
A cozinha, mesmo que nenhum cliente tenha acesso ou fique fora das vistas deles deve ser limpo e higienizado ao final de cada expediente. Isso ajuda na conservação dos equipamentos, espanta animais e insetos, como ratos e baratas e evita a contaminação cruzada.
Dê ouvidos aos clientes e à equipe
Muitos restaurantes não chegam ao sucesso que poderiam ter justamente não escutarem o que a equipe a os clientes querem falar.
Por isso, faça reuniões periódicas com a equipe para entender os problemas existentes e buscar uma solução.
Os clientes, quando falam, muitas vezes podem se expressarem mal. Responda de forma educada e tente entender o porque aquele cliente fez aquela reclamação. O que os clientes falam é ouro para quem sabe ouvir!
E se você precisar de equipamentos novos para elevar o padrão de qualidade do seu restaurante, conte com a BRCP. Entre em contato conosco!
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