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Muitos restaurantes acreditam que a forma como o cardápio é apresentado não influencia nos pedidos do cliente. Mas hoje vamos desmistificar esse fato e mostrar como tirar proveito de um cardápio atrativo e eficiente. Confira.
O layout importa
Se algum dia alguém lhe disser que o layout de alguma coisa não importa, desconfie. O visual de qualquer coisa ou pessoa é o que irá causar a primeira impressão, por isso, um bom layout é essencial para a experiência do cliente.
Letras muito pequenas, muita informação junta, pouco espaço de respiro e fontes decorativas em excesso podem deixar o cliente confuso no momento do pedido, fazendo com que ele peça menos do que se estivesse com um cardápio de fácil leitura.
Outro ponto importante está relacionado ao tamanho do cardápio. Cardápios impressos em tamanho grande são muito bonitos, mas pouco funcionais. Principalmente se as mesas forem pequenas. Normalmente, o cliente já fica irritado antes de realizar o pedido, fazendo com que escolha qualquer coisa para se livrar rapidamente do menu.
O estado de conservação importa
O que falar de um cardápio todo surrado e cheio de marcas de uso?
No momento da confecção, leve em conta que ele deverá ser reimpresso ao longo do ano, conforme for se deteriorando ou quando houver reajuste dos valores.
Inclusive, evite a prática de colar adesivo sobre o preço com o novo valor, pois esse ato denota desleixo do estabelecimento e falta de planejamento.
Se o cardápio está com aparência feia, não hesite em trocar por um novo!
Muita opção atrapalha
É claro que o cliente quer opções para decidir o que irá comer, mas ofertar opções com um menu da grossura da bíblia irá mais atrapalhar do que ajudar o cliente.
Quanto maior o leque de opções, maior a chance de o cliente demorar demais na escolha e ficar incerto se fez ou não a melhor escolha.
Aumenta também as chances de diversos pratos não estarem disponíveis, uma vez que o planejamento de compra e estoque de ingredientes está totalmente ligado ao tamanho do menu e percentual de saída de pratos que levam aqueles ingredientes.
No lado da cozinha, a variedade de pratos pode demandar uma equipe muito maior, bem como estrutura física para abrigar a equipe e o estoque. Então, repense se a quantidade ofertada no cardápio está grande demais.
Revise
Outro dia peguei um cardápio de Cherry Coke que estava escrito Coca-Cola com Cerveja.
Obviamente percebemos que não era Cerveja, mas sim, Cereja.
Um erro sutil, mas que quase fez com que as crianças ficassem tristes à mesa por um simples erro de digitação. Então, revise bem o cardápio antes de mandá-lo para a impressão.
Descreva os ingredientes
Lembre-se que entre a clientela sempre haver alérgicos e intolerantes à alguns alimentos, além da escolha de algumas pessoas por evitar ou excluir certos alimentos de suas vidas.
Por isso, descrever os ingredientes que compõem cada prato é muito importante.
Crie menus sazonais
Os menus sazonais servem para aumentar o ticket médio do restaurante e deixar aquele gostinho de saudade nos clientes. Por isso, ele deve ser sazonal, ou seja, ter data para iniciar e data para terminar.
Você pode se planejar para mudar todo mês e o menu sazonal e pedir a uma gráfica local para fazer a impressão à parte.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. E se precisar de equipamentos para a sua cozinha profissional, fale conosco! Estaremos prontos para lhe auxiliar.
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