O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESTE ARTIGO
Muitos restaurantes passam por dificuldades porque se esquecem ou negligenciam um item muito importante: os processos.
Uma comida bonita e saborosa é o que se espera de qualquer restaurante, e é também o principal fator que faz com que os clientes visitem e revisitem o restaurante.
Mas é a padronização de processos que faz desse restaurante ser uma empresa lucrativa ou uma empresa que vive no prejuízo. Isso porque quando há processos bem definidos, além de tornar o dia a dia mais simples para quem está à frente do restaurante, também ajuda a evitar erros que geram prejuízos.
PESSOAS, PRODUTO E PROCESSOS
Se você já assistiu ao programa “O Sócio”, certamente já ouviu a frase do milionário e apresentador Marcus Lemonis dizendo que uma empresa só é lucrativa se tiver muito bem definido os três P’s: pessoas, produto e processos.
Por isso, não basta ter talentos e mantê-los treinados e motivados ou ter as refeições mais saborosas da região se os processos não estiverem padronizados, bem definidos e bem difundidos entre os colaboradores.
COMO CRIAR PROCESSOS?
O primeiro passo é acompanhar o dia a dia de cada colaborador e entender as suas funções e como este colaborador e mapear as fases e suas interligações.
Depois, é necessário criar um fluxograma com a ordem que essas funções devem ser feitas. Neste momento, um profissional da área de processos poderá analisar se o processo está coerente ou se é necessário realizar ajustes.
Com isso feito, é necessário treinar as pessoas de forma contínua, para que os processos sejam sempre realizados conforme o fluxograma e para que os novos colaboradores sigam esses processos já definidos.
COMO IMPLANTAR?
No mundo perfeito, o ideal seria criar um evento para promover os novos processos e de quebra, trabalhar o motivacional do colaborador. Mas sabemos que nem todas as empresas conseguem parar para promover este tipo de evento.
Porém, as novas tecnologias possibilitam diversas opções.
A primeira delas é que é possível criar uma escola digital em formato de vídeo aulas para que cada colaborador acesse com seu login individual, com treinamentos que podem ir além do intuito inicial.
Você pode implementar por equipes em dias alternados, ou seja, não é necessário parar o restaurante todo para isso.
Usar materiais de apoio também fazem toda a diferença. Por isso, não hesite em distribuir cartilhas e cartazes com o processo específico para aquele colaborador ou área, afinal, nem todo mundo precisa conhecer a fundo o processo de outras áreas, mas é importante que as pessoas entendam como as saídas de seus próprios processos impactam nos seguintes para evitar enviar problemas a outros colaboradores ou equipes.
Um restaurante de sucesso certamente tem os seus processos muito bem mapeados, padronizados e divulgado. Por isso, se você quer ser um restaurante lucrativo, busque por profissionais ou consultorias que possam te ajudar a mapear os processos da sua empresa.
Lembre-se: cada empresa possui suas particularidades e culturas, por isso, não adianta tentar copiar os processos de outras empresas, pois é preciso estar coerente com inúmeros fatores, como tipo e tamanho do restaurante, disponibilidade de produtos e matérias-primas, premissas da empresa, capacidade dos colaboradores, e muitas outras coisas.
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