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Se tem uma coisa que o brasileiro gosta de provar são os pratos típicos. Principalmente, em cidades turísticas, que recebem gente de todo o país – e de fora, também!
Muitos restaurantes, inclusive, trabalham com um único prato, promovendo o local como especialista no prato e tirando proveito das facilidades em administrar mais facilmente o restaurante.
Mas como tirar proveito dos pratos típicos? Confira nossas dicas:
Qual é a história da região?
Conhecer e entender a história da região é fundamental para tirar proveito dos pratos típicos. Se há uma boa história, então há uma grande chance de que as pessoas se interessem pelo prato.
Um bom exemplo é o que acontece na cidade de Morretes, no estado do Paraná. A cidade é muito conhecida e visitada pelo famoso barreado: uma carne assada na panela de barro selada por muitas horas e que possui todo um ritual no momento de servir: o garçom vira o prato na cabeça do cliente para provar que o barreado está servido da forma correta e não cairá!
É claro que só incluir o prato no cardápio não basta. É preciso promover a história para os atendentes e ensiná-los a melhor forma de vende-los. Inclusive, mostrar como o prato é feito, fazer provas e incentivá-los a oferecer aos clientes.
É muito estranho quando o cliente pergunta o garçom o que ele acha de tal prato e recebe a resposta de que não conhece o sabor. O garçom precisa conhecer e aprovar o sabor do prato para oferecer algo que seja gostoso, interessante e genuíno.
Use ingredientes regionais
Outro fator importante é o uso de ingredientes regionais.
Não só para a parte financeira, mas principalmente porque as pessoas se conectam com artigos regionais, principalmente se essas pessoas forem turistas de outras regiões.
É mais ou menos o que acontece com o tucupi no Pará ou o pequi em Goiás. As pessoas saem de todas as partes do país para experimentar a iguaria local.
E por conta do Brasil ser um país enorme, há uma variedade muito grande em alimentos regionais. Cada parte do Brasil é especialista em plantar algum item. Então, descubra qual é o alimento chefe da sua região e faça bom proveito dele!
O que o seu público espera?
Por último, descubra o que o seu público espera do seu estabelecimento. Não adianta colocar sushi para vender em uma confeitaria, só porque o sushi está na moda agora!
É preciso que o prato tenha a ver com o tipo de restaurante, a localização, a história e o tipo de público que o seu restaurante recebe.
Além disso, se é um público classe A, precisa ter um visual e um sabor diferenciado. Se for um público de passagem, precisa ser em um formato ou com uma embalagem que permita o consumo caminhando.
Se tem dúvida se o prato vai ser bem recebido pelo público, então o promova fora do cardápio, como um menu especial por tempo limitado e colha o feedback dos clientes. Com um feedback positivo, inclua-o de forma permanente.
E você? Comente aqui o que mais faria para tirar mais proveito dos pratos típicos.
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